Psicopedagogia

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

PAULO FREIRE

AudíFono - Psicopedagogia

Na Audífono você encontra um fonoaudiólogo-psicopedagogo capaz de ajudar a vencer a fase da dificuldade escolar.

A Psicopedagogia trabalha com o fracasso escolar e os aspectos que conduzem a ele, o que é extremamente amplo.

A Terapia Fonoaudiológica desenvolve atenção, memória e consciência fonológica através de atividades lúdicas ou não, ajudando a construir ou aperfeiçoar a leitura, a escrita e a ortografia.

Por exemplo, a não-aprendizagem na escola é só uma das causas do fracasso escolar. Mas, o que pode ser considerado fracasso escolar?

Segundo Maria Lúcia Weiss (2006), o fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência da escola. O que pode ser analisado pela perspectiva da escola, da sociedade e do próprio aluno.

O Psicopedagogo, em seu diagnóstico, deve identificar as causas do fracasso escolar.

Para isso ele também deve levar em consideração:

Aspectos orgânicos – alterações nos órgãos sensoriais, problemas do sistema nervoso (alteração do processamento auditivo central, dislexia, TDA-H, síndromes,etc.), podem gerar dificuldades na aprendizagem escolar.

Aspectos cognitivos – ligados às funções mentais superiores também influenciam na aprendizagem.

Aspectos emocionais – o desenvolvimento afetivo está diretamente relacionado a construção do conhecimento e a sua expressão através da produção escolar. O não-aprender pode refletir algum problema relacional.

Aspectos sociais – questões da sociedade onde estão inseridas tanto a família quanto a escola.

Aspectos pedagógicos – questões ligadas à metodologia de ensino, avaliação, quantidade de informação, estrutura das turmas, organização da escola como um todo.

Nessa investigação o psicopedagogo tenta compreender (de forma global) como se dá a aprendizagem e os desvios que estão ocorrendo nesse processo.

Com isto conclui-se que, na verdade, a Psicopedagogia é aliada da Fonoaudiologia.